José Luís Nogueira
José Luís Nogueira nasceu em 1944 e concluiu a parte escolar da licenciatura em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1969.
Assumiu no mesmo ano a responsabilidade pelo Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da Corporação Industrial do Norte, SA - Tintas CIN.
Em 1976 foi promovido a Director de Investigação e Desenvolvimento e Qualidade da empresa.
Em 1991, com a constituição do grupo CIN, passou a assumir, e mantém até ao presente, essa Direcção para todo o Grupo.
É, desde 1983, o representante da CIN no Nova Paint Club e foi o Chairman do Co-ordinating Technical Committee desse clube desde 2001 até 2003. Foi, desde 1989 até 2000, membro, em representação da CIN, do Comité Técnico do CRGI - Coatings Research Group, Inc. com sede em Cleveland nos USA e é membro desde 2000 até ao presente do Board of Directors dessa associação.
Em representação da CIN participou em inúmeras reuniões nacionais e internacionais tendo sido parte activa com a apresentação de comunicações em muitas delas. Foi autor e co-autor de mais de uma dezena de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais e co-autor de duas patentes submetidas pela empresa.
Tem tido uma actividade docente significativa tendo colaborado:
- nas aulas da cadeira "Materiais não -estruturais" dos cursos de Mestrado em Construção de Edifícios organizados pelo Gabinete de Construções Civis da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1985/1986, 1987/1988 e 1990/1991.
- no Curso Especializado do Mestrado em Química, organizado pela Faculdade de Ciências do Porto – Departamento de Química em 1992.
- no Curso de Pós Graduação em Design de Equipamento e Produtos organizado pela Fundação Gomes Teixeira da Universidade do Porto (Comissão Promotora do Instituto de Design da Universidade do Porto) em 1992.
- no Curso de Especialização em Novas Tecnologias de Tratamento de Superfícies e Revestimentos organizado pelo INETI – Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial em 1993.
- nas aulas da cadeira de Corrosão e Protecção de Materiais dos Cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Química da Universidade de Aveiro nos anos lectivos de 2003/2004 e 2004/2005.
A sua relação com as Universidades não se ficou pela colaboração docente. Iniciou em 1999 uma experiência de organização de parcerias CIN/Universidade em torno de projectos de IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Essa colaboração está hoje perfeitamente sedimentada com a constituição da “RCP – Associação Rede de Competência em Polímeros” da qual é membro da respectiva Direcção. Essa associação tem como membros diversas empresas, entre elas a CIN, e duas Universidades – U.P. e U. A. - representadas através da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do CICECO – Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos da Universidade de Aveiro.
Como seria de esperar o livro que agora se publica apareceu como uma consequência lógica da experiência profissional e da actividade docente a que o autor se dedicou.