Pinto Soares
Pinto Soares
Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela FEUP, em 1964, com a média geral de 15 valores, começou a trabalhar ainda nesse ano na Universal como Responsável pelo Departamento de Vendas de Aços, tendo aí permanecido 7 anos. Depois de convites vários acabou por aceitar o convite da Sandvick onde permaneceu poucos meses como Director da Delegação Norte. Concorreu, e foi seleccionado, para Director Comercial de Plásticos Sintex, onde permaneceu 7 anos. Ao fim de 2 anos passou a acumular, por convite, a função de Director Geral e mais tarde declinou o convite para o Conselho de Administração nesta empresa com cerca de 120 trabalhadores, trabalhando 365 dias por ano, 24 horas por dia. Depois de ter recusado vários convites para empresas de grande dimensão acabou por aceitar um convite de familiares para colaborar na Gestão de empresa familiar produtora de Calçado, onde permaneceu quase 30 anos.
Para o exercício das suas funções na Universal teve necessidade de aprofundar os conhecimentos em Aços pelo que frequentou um curso intensivo de 2 semanas na fábrica da Böhler, em Kapfenberg (Áustria). Nos seis anos seguintes frequentou em Kapfenberg, anualmente, cursos semanais em português (tradução), para os quais convidou dezenas de técnicos das mais importantes Empresas Nacionais da Metalomecânica. No último desses cursos foi convidado para dar a Aula correspondente ao Diagrama de Equilíbrio das Ligas Fe-C.
Em certa altura, foi “pressionado” pelo Administrador - Delegado da Universal, Professor Eng.º Paiva Brandão, seu ex-Professor, para escrever um livro sobre Aços. Depois de muitas hesitações, acabou por se envolver nessa tarefa.
Na sequência da apresentação do livro ao Professor Eng.º Vasco Sá, então Director do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, foi por ele convidado para leccionar uma parte da cadeira de Tecnologia de Materiais, o que aconteceu durante 3 anos lectivos. De seguida, foi convidado pelo então Director do ISEP, Eng.º Faro de Barros, a leccionar a cadeira de Tecnologia de Materiais, o que fez durante 34 anos.
Na sequência da sua estadia em Plásticos Sintex foi convidado a implementar no ISEP, cumulativamente, o estudo de Materiais Plásticos, o que fez. Ao fim de alguns anos essa cadeira passou para outro professor. A certa altura, colaborou em part-time e acumulação com a Triaço.
É também autor de vários artigos sobre Aços nas revistas Gazeta Mecânica e Tecnometal. Deu um curso intensivo sobre aços a convite da Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos do Norte. O seu primeiro livro tem merecido referências bibliográficas em vários livros e artigos publicados.