Phillip D. Tomporowski; Bryan A. McCullick; Caterina Pesce
Phillip D. Tomporowski, ph.D. É professor de cinesiologia na Universidade da Geórgia. Psicólogo experimental, há quatro décadas vem se envolvendo no estudo da aprendizagem e nos efeitos do exercício sobre as funções mentais. É autor, coautor e editor de cinco livros, e contribuiu com alguns capítulos em diversos outros livros. Seus textos são amplamente publicados em jornais sobre função cognitiva e questões sobre exercícios físicos para crianças. Ele obteve bolsas para conduzir estudos nessas áreas e em áreas relacionadas. Tomporowski também participa de muitas convenções e simpósios. É membro do American College of Sport Medicine e da American Psychological Society. Gosta de ensinar e praticar artes marciais, além de triatlo e corridas de obstáculos.
Bryan A. McCullick, ph.D. É professor de cinesiologia na Universidade da Geórgia. Ex-professor de Educação Física, é formador de professores nessa área desde 1997. Fez importantes palestras em conferências relacionadas à Educação Física, à atividade física e ao treinamento de professores. McCullick também é coautor de dois livros, contribuiu com capítulos em vários livros e escreveu mais de 80 artigos. Obteve bolsas para conduzir pesquisas e recebeu prêmios como o Mabel Lee Award, da American Aliance for Health, Physical Education, Recreation and Dance (AAHPERD). É membro da Society of Health and Physical Educators (SHAPE) America Research Consortium, editor associado e membro do conselho editorial do periódico Research Quartertly for Exercise and Sport (RQES). Foi vice-presidente da Association Internationale des Écoles Supérieures d’Éducation Physique (AIESEP) e participou de vários conselhos edito-riais. Casado e pai de família, gosta de jogar golfe (muito mal!) e torce para os times de futebol americano Alabama Crimson Tide e Miami Dolphins.
Caterina Pesce, ph.D. É professora do Departamento de Ciência do Movimento, Ciência Humana e da Saúde, da Universidade Italiana de Esporte e Movimento, em Roma. Ex-professora de Educação Física, com especialização em Ciência do Esporte e Psicologia Experimental. Desde 2003, leciona sobre atividade física para crianças. Suas pesquisas focam os efeitos dos exercícios físicos sobre o funcionamento cogni-tivo. É coautora de um livro sobre exercícios e função cognitiva, e autora e coautora de dezenas de publicações de pesquisa em Esportes, Psicologia do Exercício e Edu-cação Física. Pesce é membro da Sociedade Italiana de Ciências do Movimento e dos Esportes, editora-sócia do Journal of Aging and Physical Activity, membro do conselho do Journal of Sport and Exercise Psychology, e foi membro do conselho do programa nacional italiano para a proficiência motora no ensino fundamental. Gosta de correr e cantar e, acima de tudo, de ser mãe.