José Nuno Sacadura, Carlos Manuel Pinheiro, Paulo Horta
JOSÉ NUNO SACADURA trabalha no universo da gestão de ativos e dos mercados financeiros desde 1998. Atualmente é subdiretor do Departamento de Mercados Financeiros do Banco BPI, com responsabilidades de coordenação das equipas de Valorização e de Administração de Fundos. Concluiu o doutoramento em Gestão, especialização em Métodos Quantitativos aplicados à Gestão, com a classificação máxima, pelo ISCTE-IUL, em 2024, o mestrado em Finanças (Magna Cum Laude) em 2008, e o MiF (Master in Finance) em 2007, pela Universidade Católica Portuguesa, a pós-graduação em Mercados e Ativos Financeiros em 2002, pelo CEMAF-ISCTE e a licenciatura em Gestão Financeira, em 1998, pelo IESF. Professor adjunto convidado do ISCAL, desde 2011, leciona diversas unidades curriculares na área de Finanças em Portugal (ISCAL) e Cabo Verde (ISCEE). É subdiretor do Mestrado em Análise Financeira do ISCAL desde 2013, com várias orientações e participações em júris de provas públicas de mestrado. Desenvolve investigação nas áreas de mercados financeiros, derivados e instituições financeiras. Distinguido como Economista Conselheiro da Ordem dos Economistas em 2023.
CARLOS MANUEL PINHEIRO, com mais de 30 anos de experiência no setor bancário, é doutor em Finanças pelo ISCTE-Business School, onde obteve a classificação máxima de louvor e distinção. Atualmente, é professor associado na Universidade Europeia, lecionando em programas de licenciatura, mestrado e doutoramento, além de coordenar diversos cursos de Finanças. Também colabora com o ISCAL como professor convidado. É um investigador ativo, afiliado à Business Research Unit (BRU-IUL) e ao CETRAD, com publicações regulares em revistas científicas internacionais de revisão por pares, indexadas na Scopus e Web of Science, nomeadamente, Journal of Banking and Finance, Journal of Financial Stability, Journal of International Money and Finance, Financial Markets, Institutions & Instruments, Journal of International Financial Management & Accounting, European Business and Law Review e Journal of Risk. Apresenta frequentemente o seu trabalho em conferências internacionais e coordena projetos de investigação. Os seus interesses de investigação incluem mercados financeiros, governança e finanças comportamentais.
PAULO HORTA trabalha na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) desde 1999, tendo desempenhado funções de diretor do Departamento de Supervisão dos Mercados entre 2017 e 2020. É professor adjunto convidado do ISCAL, onde leciona desde 2015 disciplinas na área de Finanças. Licenciou-se em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, pelo ISEG (1995). Obteve o grau de mestre em Economia Monetária e Financeira, pelo ISCTE-IUL (2010), e o grau de doutor em Economia (com a classificação máxima), também pelo ISCTE-IUL (2015). Em 2016 concluiu um pós-doutoramento na FEP. Vencedor do Euronext Lisbon Awards 2015, na categoria «Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets – PhD Thesis and Published Articles». Participa em júris de provas públicas de mestrado e doutoramento e é revisor de revistas de economia e finanças. Desenvolve investigação na área da economia e finanças, com artigos publicados em revistas indexadas e com revisão de pares, nomeadamente: Quantitative Finance, International Review of Financial Analysis, Economics of Energy & Environmental Policy, Journal of Behavioral Finance, Portuguese Economic Journal, International Journal of Sustainable Energy, entre outras.