José Eduardo Carvalho
JOSÉ EDUARDO CARVALHO é professor catedrático emérito pela Universidade Lusíada de Lisboa. Nesta instituição, onde exerceu atividade de docente desde a sua constituição em 1985 até à jubilação em 2017, integrou o seu Conselho Científico e a direcção da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa.
Licenciou-se no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e é doutorado na área científica da economia e gestão das organizações (ISCTE/IUL).
Como economista e gestor, acumulou vasta experiência profissional como executivo, assessor e consultor em várias instituições privadas e públicas. Os seus interesses evoluíram para os domínios do conhecimento da genética, neurociência e epistemologia das ciências sociais, na coordenação de grupos de projeto de investigação em tecnologias industriais. No INETI/IPQ integrou como membro permanente a Comissão Técnica Portuguesa de Normalização em Biotecnologia.
Fundou e dirigiu a revista Lusíada – Economia & Empresa, indexada em bases científicas internacionais. Escreveu dezenas de artigos em várias revistas e é autor de duas dezenas de livros, entre os quais, também publicados na Sílabo, Neuroeconomia: ensaio sobre a sociobiologia do comportamento (2009), Inovação, Decisão e Ética (2011), A Economia sem economistas: o lado claro de todas as coisas (2013) e As Mulheres dominam a Economia... e a Economia gosta (2015).
Aventurou-se na escrita de ficção com dois romances Einstein nunca amou (2010) e O Julgamento de Hipócrates (2013).