Jorge M. Branco
Jorge M. Branco, em 2000 formou-se em Engenharia Civil na Universidade do Minho tendo sido convidado em 2001 a liderar aí uma nova área dedicada às estruturas de madeira.
Em 2003, apresentou a sua dissertação de mestrado no tema das soluções mistas madeira-betão e em 2005 foi para Trento, Itália, no âmbito do seu plano de trabalhos de doutoramento.
Em 2008 defende a sua tese intitulada Influence of the joints stiffness in the monotonic and cyclic behavior of traditional timber trusses. Assessment of the efficacy of different strengthening techniques que resulta de um doutoramento em co-tutela com a Universidade de Trento.
Hoje lidera o grupo Timber Innovation Lab dedicado à investigação e desenvolvimento de soluções construtivas com madeira e é o coordenador do Mestrado Internacional Integrated Design of Timber Constructions.
Neste percurso já publicou 10 livros, mais de 90 artigos científicos e proferiu mais de 150 comunicações em conferências. Orientou 10 teses de doutoramento e cerca de 80 dissertações de mestrado.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho atribuiu-lhe o diploma de Mérito Pedagógico no ano letivo de 2021/22.
É fundador e Presidente da APCMD e Vice-presidente do Conselho para a Construção com Madeira da AIMMP.
Participou em mais de 50 pareces técnicos e é membro de várias comissões técnicas Europeias e Nacionais.