João Fernando Pereira Gomes
João Fernando Pereira Gomes
Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, especializado em Engenharia de Combustão pela Universidade de Sheffield, Sheffield, Reino Unido e doutorado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico com uma tese que foca a interligação entre a optimização dos processos químicos e a protecção da qualidade do ar pela redução de emissões gasosas.
De 1987 a 2005 foi o responsável pelo grupo de Ambiente do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), tendo criado o LABQUI – Laboratório de Química e Ambiente que se encontra acreditado para a determinação de poluentes na emissão, que é uma referência nacional nesta área ambiental. No ISQ desenvolveu, desde essa data, diversas actividades no campo da Qualidade do Ar desde a prestação de serviços à indústria e ao Estado até à execução de diversas actividades de Investigação e Desenvolvimento, principalmente sob a forma de contratos subsidiados pela Comissão Europeia ao abrigo dos programas BRITE-EURAM, SMT (Standards, Measurements and Testing), EESD (Energy, Environment and Sustainable Development) e GROWTH.
É ainda o Presidente da Comissão de Normalização CT71 do IPQ, encarregada da normalização nacional sobre a qualidade do ar.
É membro de prestigiadas associações científicas como a EURASAP, IUPAC e A&WMA (Air and Waste Management Association).
Foi, anteriormente, Professor Convidado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa tendo sido regente da disciplina de Poluição Atmosférica, Professor Convidado do ISCTE, e Professor Convidado da Universidade Atlântica, Oeiras, onde foi regente do grupo de disciplinas de Tecnologias Ambientais.
Actualmente é Professor Coordenador do Departamento de Engenharia Química do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Investigador do Centro de Engenharia Química e Biológica do Instituto Superior Técnico.
É ainda autor de diversas publicações científicas sobre aspectos das Ciências do Ambiente e, em particular, da Qualidade do Ar.